Curso Regular

Duração do curso: 10 meses
Duração da aula: 1:30h
Frequência: Semanal
  • Programa de evolução das etapas

    Fase I - Idade 7 a 8 anos.
    Fase II - Idade 9 a 15 anos.
    As etapas de ensino avançarão de acordo com o desenvolvimento dos alunos, que será identificado nas aulas regulares. A sequência de aulas é planejada para que os alunos entendam os passos de evolução da criação dos programas e aplicação manual. Turmas pequenas possibilitam ao instrutor atender individualmente a necessidade do aluno em sala de aula, bem como avançar para projetos mais complexos.

A linguagem de programação e animação de jogos será desenvolvida por softwares facilitadores de aprendizagem e seguirá evolução de conteúdo didático. Enquanto criam, as crianças aprendem a trabalhar de forma colaborativa e raciocinar de forma sistemática.

O software em desenho 3D e o design de produtos baseia-se na ideia de que os alunos aprendem fazendo. Este conhecimento aprimora a mente criativa e possibilita encontrar soluções para problemas complexos através do desenvolvimento de habilidades práticas, individualmente e em grupo.

Além disso, o aprendizado baseado no design é um aprendizado baseado em projetos. Os alunos aprendem conceitos, etapas de criação e ciclo de processos que devem ser pensados para a realização de um projeto. Serão utilizadas formas geométricas simples para construir objetos, indo até onde a imaginação alcançar.

A impressora 3D possibilita a impressão em sala de aula, em tempo real, de objetos previamente desenvolvidos em software, proporcionando aos alunos entendimento do processo e execução de produtos dos quais irão se orgulhar. Esta atividade estimula a percepção do aluno em transformar uma ideia virtual em um objeto materializado.

A oficina maker, robótica e eletrônica permitirão que os alunos se envolvam em brincadeiras e construções de objetos, utilizando componentes eletrônicos com as próprias mãos, relacionando seus conhecimentos em física e matemática no momento em que executam as atividades. A plataforma Arduíno será fundamental nesta aprendizagem.

 Mas afinal, o que é Arduíno?

Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica na qual podemos criar projetos automatizados em ambientes interativos.

Ao final de cada fase será realizado um trabalho de conclusão que será apresentado aos pais de forma inovadora.

Todo esse esforço e conteúdo irão estimular a curiosidade e criatividade de nossos alunos, raciocínio, espírito de colaboração e desenvoltura.

Curso semestral / Duração da aula: 1h30min / Frequência: 1 aula por semana

Pré-requisitos:

Idade mínima de 7 anos, matriculado em escola regular.

Conteúdo Programático

  • Linguagem de programação de animação e jogos
  • Criação de desenhos 3D
  • Aprendizagem da técnica e realização de impressão 3D
  • Desenvolvimento de produtos através do ensino de design de produtos
  • Iniciação à robótica e eletrônica
  • Expressividade infantil I
  • Expressividade infantil II
  • Animação e jogos 3D
  • Programação aplicada à robótica