Box Lab

Sobre BNCC

Sobre BNCC

Competências gerais da educação básica segundo BNCC - Base Nacional Comum Curricular:

De forma geral, as 10 competências propostas pela BNCC visam incentivar o ensino da tecnologia, desenvolvimento de habilidades, compromisso ético, pensamento democrático, resiliência, autocuidado e responsabilidade social.

A Box Lab trabalha com projetos autorais e metodologia ativa, em especial o PBL (Project Based Learning) ou aprendizado baseado em projetos, com objetivo de inserir o aluno em todas as fases do ciclo de vida dos projetos.

A vantagem desta metodologia, além de colocar o aluno em lugar de destaque para a criação, é envolvê-lo em todas as fases de projeto, no desenvolvimento e avaliação dos resultados alcançados, por meio de utilização de ferramentas de construção disponíveis na programação digital, espaço maker, robótica e impressão 3D.

E como estas 10 competências estão presentes na Box Lab?

1- Conhecimentos gerais: compreensão e colaboração para uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Na Box Lab trabalhamos sob os 6 pilares da escola - Robótica, Impressão 3D, Oficina Maker, Programação, Design e Expressividade infantil - para que seja trabalhado conhecimento interdisciplinar nas atividades de tecnologia e humanas.

2- Curiosidade intelectual, análise crítica e criatividade. Na Box Lab, a busca científica é incentivada em várias áreas pois a metodologia de ensino baseada em projetos (PBL) perpassa pela ideação, pesquisa, desenvolvimento e testes de erros e acertos.

3- Artes e cultura em práticas em práticas diversificadas. Na Box Lab as aulas são planejadas pelo professor de forma a se explorar o conteúdo maker em todo seu potencial.

4- Comunicação: além da linguagem verbal ou de libras, as linguagens artística e científica devem ser exploradas. Na Box Lab, a linguagem digital ou letramento digital, está presente nas aulas de programação. A expressividade infantil ou oratória são estimuladas a fim de se contribuir para o desenvolvimento do aluno. Isso se reflete na redução da timidez e aumento da autoconfiança.

5- Tecnologias digitais e práticas sociais: adquirir conhecimento, acessar e disseminar informações de cunho social. Na Box Lab, reflexão e ética são estimulados nas atividades em equipe, em especial com a criação de projetos autorais nos quais os alunos exercitam a exploração das tecnologias de espaço maker, a comunicação, empatia e solução de problemas.

6- Trabalho, cidadania e projeto de vida: a riqueza das diversidades culturais e relações do mundo do trabalho expandem a consciência crítica. Na Box Lab, há incentivo à pesquisa e debate sobre as questões tecnológicas, culturais e sociais.

7- Argumentação e posicionamento ético com base em dados e informações confiáveis, que reflita cuidado consigo e com os outros. Na Box Lab há espaço para a exposição do ponto de vista do aluno, incentivo ao debate responsável e consciência socioambiental.

8- Autoconhecimento e autoconfiança. Na Box Lab, atividades correlacionadas ao desenvolvimento da inteligência emocional são propostas em conjunto com atividades maker. Compreender e lidar com os sentimentos é uma habilidade que pode ser desenvolvida.

9- Diversidade e direitos humanos: respeito, empatia, cooperação. Na Box Lab, valorizamos a diversidade e o diálogo. A empatia é um exercício presente nas atividades de sala de aula, nos projetos de grupo e solução de problemas.

10- Responsabilidade e ética: planejamento, determinação e resiliência fazem parte do processo criativo. Em nossas aulas e espaço maker os alunos debatem e pensam em soluções democráticas, solidárias e sustentáveis.

Esperamos você na Box Lab!